13/03/10

Como fazer cabeceiras de cama

Como já vos tinha dito anteriormente, com a compra da nossa casa andamos à procura de alguns móveis para comprar, entre eles a nossa cama. Depois de muito procurarmos e nos depararmos com preços escandalosos, optamos por adquirir um estrado e fazermos a nossa própria cabeceira de cama. Fizemos o mesmo para o quarto de hóspedes e posso-vos dizer que compensou e muito. Em todas as lojas pediam-nos 300 a 400€ por cabeceira, e fizemos por menos de 100€ cada uma.
Para começar a cabeceira de cama, é preciso uma tábua de madeira da largura da cama e da altura que se desejar. Colar à tábua um pedaço de esponja da grossura que preferir (dependendo se quiser a cabeceira mais fofa ou mais rija) e das medidas da tábua. Por cima da esponja colocar o tecido que se escolheu para forrar a cabeceira, na parte de trás da tábua fazer uma dobra ao tecido e agrafar a toda a volta, para finalizar agrafar igualmente a toda a volta por cima da dobra do tecido o forro (da cor que desejar). E está pronta a ser colocada no sítio. Pode-se prender à parede com ferragens ou simplesmente encostar à parede e entalar com o estrado.


Para fazer este efeito com os botões, primeiramente manda-se forrar o número de botões que se desejar com o tecido escolhido para a cabeceira. No processo de elaboração da cabeceira explicado anteriormente, antes de colar a esponja, tire as medidas e marque o sítio onde quer colocar os botões, nesses pontos faça os furos na tábua com um berbequim. Depois de colar a esponja e agrafar o tecido, coloque um cordão no pé dos botões passe nos buracos que fez e puxe bem agrafando depois a ponta do fio na parte de trás da cabeceira. Por fim agrafe o forro.



1 comentário:

Ross disse...

Adorei as vossas ideias, pretendo fazr tambem uma cabeceira para a minha cama com a ideia dos botões para dar o ar de acolchoada, onde comprar os materiais?e onde se podem mandar forrar botoes?Obrigada

Rosana